sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dúvidas sobre anticoncepcionais

1. Algumas mulheres têm receio de adotar certos métodos anticoncepcionais - especialmente os injetáveis e pílulas - pois dizem que podem engordar. Isso é verdade?
Essa afirmativa não tem sido comprovada, já que com os anticoncepcionais modernos os efeitos colaterais diminuíram muito. Pesquisas mostram que o anticoncepcional faz engordar de duas formas: retendo líquidos, ou seja, causando inchaço e causando uma sensação de bem estar e com isso abrindo o apetite. Essas duas causas acontecem dependendo do hormônio presente no ancitoncepcional e de cada organismo. Há mulheres que têm efeito contrário. O anticoncepcional não é capaz de criar "gordurinhas".

2. Quando uma mulher deve optar por suspender a menstruação? Quais são os prós e contras desse método?
O ciclo menstrual feminino é algo fisiológico. Ela nunca deve ser interrompida, seja por estética ou modismo. Só deve haver suspensão do ciclo mediante indicações precisas e em casos de patologias, como a endometriose.

3. Usar anticoncepcionais por muito tempo pode prejudicar a fertilidade?
Depende do tipo de anticoncepcional e das características de cada paciente. Mas, de modo geral, não.

4. Existe algum anticoncepcional ideal para adolescente?
Sim. São aqueles com a menor dosagem possível e, preferencialmente, de uso contínuo, facilitando a posologia e diminuindo as chances de abandono ou erro ao tomar.

5. Por que o anticoncepcional não é indicado para mulheres fumantes após os 30 anos?
Na verdade, os métodos combinados são contraindicados para maiores de 35 anos e fumantes para evitar associação de dois fatores que aumentem o risco de trombose e eventos cardiovasculares.

6. Que outras funções as pílulas anticoncepcionais podem ter, além de evitar a gravidez?
São chamados de benefícios não contraceptivos. Elas podem ser usadas para controle de ciclos irregulares, para diminuir cólicas, reduzir fluxo, melhorar sintomas da TPM, proteger contra câncer de ovário e endométrio.


Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário