quarta-feira, 19 de maio de 2010

Elegância Perigosa

O uso constante de salto alto por jovens entre 13 e 30 anos provoca sérios danos à saúde. O símbolo de elegância e sensualidade é peça do guarda-roupa até de crianças. Pesquisas mostram que andar nas alturas prejudica, e muito.



A pesquisa

- Estudo recente desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) comprova que o salto alto causa danos ao alinhamento postural e ao equilíbrio músculo-articular de meninas ainda em fase de crescimento.

- Autora da pesquisa, a fisioterapeuta Patrícia de Oliveira Pezzan analisou a influência do salto alto no corpo e no caminhar de jovens entre 13 e 20 anos. Os resultados mostram que o hábito constante (uso pelo menos três vezes por semana por mais de quatro horas consecutivas durante um ano) compromete a fase de crescimento ósseo muscular. Além disso, desencadeia alterações que, se não tratadas, podem resultar em lombalgias crônicas, dores no quadril que irradiam para outras partes do corpo e limitações de movimentos.

- De acordo com a fisioterapeuta, o uso abusivo de salto alto traz prejuízos em qualquer idade, mas na adolescência o hábito provoca danos precoces em uma fase importante: a da formação do corpo.

Resultados

- Foram avaliadas 50 meninas que não eram usuárias de salto alto e 50 que costumam usá-lo.

- Jovens que não dispensam esse tipo de calçado apresentam aumento da lordose lombrar (curva acentuada na base da coluna), aproximação dos joelhos e afastamento dos pés, deixando as pernas em formato de X.

- Foi observado que o salto alto eleva o calcanhar e projeta o corpo a frente, mexendo com o equilíbrio da adolescente. Para não cair, as usuárias tem de comepnsar. Os fatores de compensação alteram a postura, desencadeando a hiperlordose lombrar e a rotação anterior da bacia, também conhecida como bumbum empinado.

- Com o desalinhamento corporal, as articulações e os músculos sofrem grande estresse. Ao longo do tempo, movimentos desarmônicos e problemas crônicos se impõem, caso não seja feito um tratamento de reabilitação.

LIMITES

-- Crianças não devem, em hipótese alguma, usar salto, alto ou baixo. Médicos proibem com todas as letras esta prática.

-- Os sapatos altos não devem ser usados constantemente por adolescentes porque o corpo ainda está em formação.

-- Mulheres adultas que não abrem mão do acessório devem limitar o uso a três vezes por semana durante, no máximo, quatro horas.


DICAS PARA COMPRAR


* O fim do dia é o melhor período para compra de sapatos, pois os pés estão inchados, o que ajuda a escolher modelos mais adequados.
* Não compre sapatos menores que o seu pé.
* O sapato nem sempre se ajusta com o seu uso.
* Lembre-se que um pé é sempre maior que o outro, sempre calce o par antes da compra.
* Prefira materiais mais confortáveis.
* Modelos de plástico impedem o pés de respirar e podem facilitar o aparecimento de micoses.
* O conforto deve ser o fator principal a ser considerado na hora da compra.

Fonte: Hora de Santa Catarina

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário